Somos todos consumistas.

Olá!

Vamos começando bem a semana com um cafezinho e um papinho bem gostoso, daquele que faz pensar, será mesmo? Então vamos debater…

NOSSO CONSUMISMO DESENFREADO!

blair shopping

Esse final de semana organizei um bazar de trocas e vendas com as minhas amigas, porque preciso “descartar” algumas roupas que não uso mais. Eis que, para a minha surpresa, TODAS as minhas amigas que vieram, com exceção de uma, trouxeram pilhas e pilhas de roupa para o mesmo fim.

Confesso que durante o bazar pensei várias vezes em não ficar com nada das minhas amigas, porque não precisava de mais roupas. Mas acabei tentada e fiz algumas trocas e até comprei roupa das minhas amigas. Todas as meninas fizeram isso. Nenhuma saiu daqui só com peças vendidas, todas fizeram troca e/ou compraram.

Foi uma ótima experiência, todas nós gostamos e aproveitamos, porque gastamos pouco e conseguimos roupas praticamente novas. Só que, nenhuma de nós precisava de roupas novas. Todas nós queríamos nos desfazer de roupas, por ter demais.

Eu posso falar por mim, sou uma pessoa consumista. Tento me controlar e controlar meu dinheiro para não comprar coisas que não preciso. Mas sempre tem uma saia que eu sempre quis pela metade do preço. Ou uma sapatilha que é a minha cara e que eu não tenho. O consumismo dentro de mim fala mais alto.

Conversando com amigas, a grande maioria dela é consumista. Meus amigos homens também. Então me peguei pensando, porque é que a gente tem essa vontade absurda de ficar comprando o tempo todo?

O que estimula nosso consumismo? Não sei se é nosso ego, que nos faz pensar que quanto mais coisas tenhamos, mais bonitos e socialmente aceitos vamos ser. Ou se é o pensamento de poder, do poder comprar coisas novas (porque ultimamente com a economia do jeito que anda, não é qualquer um que pode sair e comprar a hora que quiser, falo por mim que tenho que programar tudo).

Acho que no fundo, nosso consumismo é estimulado pelo nosso próprio corpo, a sensação de felicidade, liberação de hormônios de alegria em comprar uma coisa nova. Nosso próprio corpo libera a sensação de bem estar, o que faz a gente querer comprar mais e mais, assim como usamos o chocolate, o exercício físico, o sexo ou até drogas como coisas prazerosas, nós associamos o poder da compra a esses mesmos mecanismos. E acredito que assim como os outros mecanismos, comprar excessivamente pode nos deixar viciados.

becky

Lembram daquele filme Delírios de consumo de Becky Bloom? Ele fala de uma viciada em compras que tem uma dívida enorme com o cartão de crédito, porque ela compra demais sem ter dinheiro para pagar. Esse é o grande problema do consumismo, ele não é ruim se você tem dinheiro para comprar, ou consegue se controlar e não comprar quando não tem dinheiro, ele é ruim quando você se coloca em dívida para poder comprar, quando se abre mão de pagar uma conta que é preciso ser paga para comprar um novo par de sapatos.

Agora fica essa grande dúvida, será que já somos viciados? Ou ainda estamos conseguindo controlar bem? Até que ponto deixamos o consumismo falar mais alto em nossa vida? Espero que todos nós ainda estejamos conseguindo controlar bem. Mas me conta nos comentários o que você acha disso, vou adorar saber a opinião de vocês.

Boa semana meus amados! Beijocass

victorias

Anúncios

Autor: Lu Bilhalva

Sou a Luiza e, assim como o café, gosto quando as coisas são fortes, intensas e quentes. Gremista não fanática, gaúcha, estudante de Psicologia, feminista e virginiana, além de adorar um papo, não nego um café e um chimarrão. Sou viciada em seriados, livros e filmes. Senti a necessidade de devanear nesse blog pra dividir um pouquinho da minha bagunça interna com o mundo. Dentro de um mesmo corpo há espaço para várias versões de mim mesma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s